Granitos e outras soluções

Construindo, reformando… afinal qual material escolher?

O primeiro a ser analisado é o ambiente: grande, pequeno, àrea externa, interna, qual o tipo de uso sobre a pedra? Bancada de cozinha, por exemplo tem que prever o contato com materiais muito quentes e muita água. Granitos são geralmente os mais indicados para as bancadas, porém existem muitos materiais similares e industrializados com características muito próximas e até superior às das pedras naturais, vamos falar um pouco dessas opções:

Granitos

A pedra é uma solução durável e extremamente resistente e tem opção para todos os bolsos. Alguns dos fatores que influenciam o valor é a uniformidade e a localização da mina de extração (pedras estrangeiras são cotadas em dólar).

Pode ser utilizado em áreas internas, externas e são muito recomendados para bancadas tanto em cozinhas como banheiros. Nas rampas e escadas devem contar com acabamentos especiais como o apicoado ou flamejado deixando a pedra mais rústica e antiderrapante. Nessa caso a pedra deve também receber impermeabilização para evitar manchas.

Alguns dos granitos mais utilizados são:

granitos-branco-itaunas
Granito Itaúnas. Fonte: Marmoraria Artesanato.

 

Granito Amarelo Icaraí. Fonte: Marmoraria Artesanato.
Granito Amarelo Icaraí. Fonte: Marmoraria Artesanato.

 

Granito Café Imperial. Fonte: Marmoraria Artesanato.
Granito Café Imperial. Fonte: Marmoraria Artesanato.

Parece, mas não é…

A indústria evoluiu muito na fabricação de alternativas de revestimentos. Atualmente os porcelanatos estão sendo utilizados até nas bancadas das cozinhas. Para essa finalidade a peça deve ter espessura mínima de 20mm, caso contrário há risco de fissuras, antes de definir o porcelanato na bancada procure um profissional. No piso o porcelanato já não é novidade alguma, tornando-se cada dia mais barato e mais bonito.

Porcelanato em cuba embutida. Fonte: Rifiniture acabamentos.
Porcelanato em cuba embutida. Fonte: Rifiniture acabamentos.

O Eco Mármore é uma pedra sintética feita com 95%  de pedra natural, o mármore. Como sabemos os mármores nacionais são muito porosos, absorvem bastante a umidade. Esse tipo de pedra não é recomendado em locais que acumulem água como bancadas de cozinha e áreas externas, mas em bancadas de banheiros, piso interno e revestimentos de paredes o uso está liberado. Nessa última alternativa é até mais recomendado que o granito por ser mais leve.

 

Eco mármore. Fonte: Marmoraria Binotto.
Eco mármore. Fonte: Marmoraria Binotto.

Bancadas moldadas

A Corian criada inicialmente para uso em hospitais pela empresa DuPont é o revestimento “queridinho” das bancadas de cozinhas, sem emendas, a cuba pode ser moldada no material. Não mancha, resistente ao fogo (até 150ºC) e ainda existem 80 opções de cores. Por ser 100% feito de plástico é mais simples de ser consertada que a pedra natural, Silestone ou porcelanato. O fabricante garante sua extrema resistência e dá 10 anos de garantia. Na Casa Cor SC 2016 como mostrei em outro post o tampo da penteadeira é em Corian.

Mais atual a composição da pedra Silestone é a base de quartzos e lascas de pedras com plástico (que o torna moldável), solução criativa e ecológica de uma empresa italiana. A Silestone vem ganhando espaço por ter características muito próximas à pedra natural. A cartela de cores é ilimitada, apenas o branco sólido não tem como ser produzido. Já indiquei esse revestimento em divisórias de sanitários coletivos, fica muito bonito.

 

Bancada Corian branca.
Bancada Corian branca.

 

Corian cinza escuro, sem emendas.
Corian cinza escuro, absoluto e sem emendas.

 

Adega na bancada da cozinha em Corian laranja, lindo! Fonte: cdukltd.co.uk
Adega na bancada da cozinha em Corian laranja, lindo! Fonte: cdukltd.co.uk

 

Silestone. Fonte: Archiexpo.com
Bancada em  Silestone. Fonte: Archiexpo.com

 

Dá para concluir que existem muitas alternativas, para todos os bolsos e gostos. O mercado lança novas cores e estilos a cada temporada. Faça a sua escolha, harmonize com o mobiliário e peças decorativas, com certeza vai ficar lindo!

 

 

Deixe uma resposta