Quarto do bebê compartilhado

Terça-feira é dia de postar aqui e hoje vamos voltar a falar do quarto do bebê, mas dessa vez compartilhado! Essa foi a sugestão que a Sandra deixou nos comentários, fiquei muito feliz e adorei a sua ideia de pauta!! Estava mesmo pensando sobre o que escrever hoje e esse comentário me ajudou e muito!! Muito obrigada!!

Quarto do bebê +1

O primeiro bebê já está grandinho ou nem tanto quando o segundo nasce, como adaptar o quarto para o novo irmãozinho? Com os dormitórios (principalmente de apartamentos) cada vez menores, esse é um desafio e tanto. As as regras básicas de iluminação, espaço para brincar e engatinhar e otimização do mobiliário continuam as mesmas.

Quarto compartilhado com a identidade de cada criança preservada. Destaque para a iluminação indireta. Fonte: lilibee.com.br
Quarto compartilhado com a identidade de cada criança preservada. Destaque para a iluminação indireta.
Fonte: lilibee.com.br

Ponto de partida

Existem dois pontos principais nesse projeto:

  • A inclusão do filho mais velho: peça as opiniões dele nessa reforma! Ele vai ficar super empolgado, se sentir parte de tudo o que está acontecendo na família, vai diminuir o ciúme do mais novo e além de tudo ele vai ganhar um quarto novo!
  • Ter uma cômoda bem equipada e bem localizada com iluminação indireta para mamadas e trocas de fralda durante a madrugada. Se houver um espaço fora do quarto para essas tarefas é bom considerar para acordar o mínimo possível o primogênito e garantir tranquilidade noturna na casa.
Fonte: quartoparabebe.com.br
Fonte: quartoparabebe.com.br

Individualidade

Essa é uma questão muito importante para o crescimento da criança. É legal propor nichos para os brinquedos, livros e objetos do primeiro filho próximo à região destinada à ele no quarto.

Uma dica que funciona muito é utilizar as inicias e os nomes no ambiente.

Iniciais demarcam o território de cada um. Fonte: fwmadebycarli.com
Iniciais demarcam o território de cada um e a cômoda bem organizada garante a troca de fraldas rápida e prática.
Fonte: fwmadebycarli.com

 

Os nomes em caixa alta na parede indicam o lado de cada um no quarto. Fonte: mildicasdemae.com.br
Os nomes em caixa alta na parede indicam o lado de cada um no quarto.
Fonte: mildicasdemae.com.br

 

Verticalização

O famoso beliche é uma solução e tanto para pequenos espaços, mas nesse caso ele será tratado como cama elevada, o berço deve ocupar a àrea logo abaixo e quando o bebê crescer instalaremos ali a cama.

Quanto mais verticalizar mais espaço sobra no layout. Esse espaço pode acomodar uma mini mesa onde os irmãozinhos façam refeições, pintem e desenhem juntos.

O pai colocou a mão na massa e fez essa cama elevada para a menina. Tem fotos do processo no blog da família. Fonte: myabcsoup.com
No quarto da foto o pai resolveu colocar a mão na massa e fez essa super cama elevada para a menina com espaço para o bercinho logo abaixo, acho que ela adorou! Tem fotos de todo o processo no blog da família. Fonte: myabcsoup.com

 

omyfamilyblog
Onde cabem dois cabem três! Fonte: omyfamilyblog.com

Espaços lúdicos

A imaginação das crianças é realmente algo incrível e que devemos estimular ao máximo, principalmente nos primeiros anos de vida. Não é preciso gastar muito, com criatividade conseguimos criar ambientes alegres e divertidos para os pequenos!

Mesinha de desenho, rolo de papel para rabiscar na parede, escorregador, piscina de bolinhas esse espaço kids ficou demais! E algumas ideias podemos levar para o quarto compartilhado, que tal? Fonte: amearquitetura.com
Mesinha de desenho, rolo de papel para rabiscar na parede, luminária de nuvem, nichos coloridos, mini parede de escalada, escorregador, piscina de bolinhas… esse espaço kids ficou demais! E algumas dessas ideias podemos levar para o quarto compartilhado, que tal? Fonte: amearquitetura.com

 

Fundo da parede em tom neutro destaca a estante e os nichos de brinquedos. Esse quarto é da Arquiteta Duda Porto para a mostra Quartos SP. Fonte: quartosetc.com.br
Fundo da parede em tom neutro destaca a estante e os nichos de brinquedos. Esse quarto é da Arquiteta Duda Porto para a mostra Quartos SP. Fonte: quartosetc.com.br

 

Para quem conta com maior espaço, cada cantinho deve ser aproveitado. Fonte: asarquitetasonline.com.br
Outra fonte de inspiração lindíssima! Adorei o medidor de altura, o  cantinho de leitura circular e os nichos embutidos no painel azul. Os quadros negros não colocaria em um quartinho pois pode dar alguma alergia, prefira papel ou quadro branco.
Fonte: asarquitetasonline.com.br

 

Olha que legal essa ideia da Arquiteta Camila Rosa para uma casa de veraneio, cada criança no seu espaço com uma cor diferenciada, sua luminária, sua inicial do nome não ficou poluído e o degrau da cama à direita serve como mesinha. Adorei!
Olha que legal essa ideia da Arquiteta Camila Rosa para uma casa de veraneio: cada criança no seu espaço com uma cor diferenciada, sua luminária e sua inicial do nome. Apesar de serem quarto cores, o ambiente não ficou poluído e o degrau da cama à direita serve como mesinha. Adorei!

Espero que você tenha gostado, lembre-se sempre de instalar prateleiras ou nichos para os brinquedos e objetos do primogênito próximo à sua caminha. Não esqueça da luz indireta e da cômoda em local estratégico.

Tenho certeza que ficará lindo!

Até o quinta!

 

 

 

 

Deixe uma resposta