Sustentabilidade na construção

Fonte da imagem: Vila Bacana

Arquitetura ecológica e econômica $

Apesar de se  falar a tempos em sustentabilidade, encontro certa resistência dos clientes em aderir a esse tipo de projeto e construção.

Muitos clientes concordam com as ideias de reuso da água da chuva, energia solar e utilização de materiais recicláveis. Mas na hora de fazer os projetos complementares alguns decidem pela construção usual com muitas perdas de material e nada ecológicas.

A nossa sorte é que vivemos em um país e uma região (Sul) que ainda não é afetada pela falta de água, mas e quando for? A preservação dos recursos e o meio anda de mãos dadas com a redução do gastos de energia, de água e consequentemente com a economia na conta do final do mês. Quanto mais procurarmos utilizar pisos, placas, tintas, telhas, tijolos ecológicos mais eles serão produzidos, o preço baixa (oferta e procura) e a qualidade aumenta. Todos ganham!

Sustentabilidade dos materiais

Além dos recursos previstos pelo arquiteto na hora de fazer o projeto através da Arquitetura Bioclimática, existe uma diversidade de materiais ecológicos que podemos utilizar na obra. A maioria das empresas buscam selos e reconhecimento produzindo e oferecendo materiais sustentáveis, na hora de comprar é legal saber a “índole” da fábrica. A natureza agradece.

Tijolos feitos sem emissão de CO2, de alta qualidade, sem quebra-quebra na obra e baixo custo. Fonte imagem: Tijolos ecológicos Trindade

 

Fonte da imagem: Vila Bacana
A parede com aparência de cimento queimado foi na verdade pintada com tinta a base de terra, resultado lindo! Fonte da imagem: Vila Bacana.

 

Sustentabilidade
Eco mármore e granito com valores entre a pedra natural e as pedras industrializadas. O eco mármore é lindo, normalmente sem juntas e super ecológico!  Fonte da imagem: Atto Interior.

 

Telhas eco em várias cores, fácil instalação e protegidas por resinas. Fonte da imagem: Magazine comercial
Telhas ecológicas em várias cores, fácil instalação e protegidas por resinas. Fonte da imagem: Magazine comercial

Todos esses materiais seguem regras e normas de fabricação. Possuem qualidade igual ou superior aos materiais que causam danos ao meio.

Quando for construir pense no seu futuro, no futuro do planeta.

Se você ainda não se convenceu aí vai mais um argumento: construções sustentáveis costumam ter valor mais elevado no mercado imobiliário!!

Resumindo vale muito a pena pesquisar e utilizar os recursos de maneira inteligente e eficaz.

Contrate um arquiteto e solicite pequenas alterações no projeto que fazem muita diferença!

 

Deixe uma resposta